Semas na Rua: Prefeitura de Campina Grande realiza quarta edição do evento que acontece no bairro do Tambor

Ação que contabiliza até o momento 3.450 atendimentos, nos mais variados serviços, será realizada nesta edição nas dependências da Fundação CDL, no Tambor, e vai abranger bairros como Catolé, Distrito Industrial e Novo Horizonte.

O início deste mês de maio será marcado pela realização da 4ª Edição do “Semas na Rua”, que acontecerá nesta quarta-feira, 03 de maio, das 8h às 12h, dessa vez nas dependências da Fundação da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), na rua 25 de Maio, 1506, no bairro do Tambor. O evento é realizado pela Prefeitura de Campina Grande, por meio da Coordenação de Projetos e Planejamento da Secretaria de Assistência Social (Semas).

Além do Tambor serão beneficiados moradores de bairros adjacentes, como Catolé, Distrito Industrial e Novo Horizonte. Serão oferecidos vários serviços: cadastramento e atualização cadastral (CadÚnico); produção de currículo e cadastro (Sine); orientações e distribuição de preservativos (Coordenação LGBT).

Haverá ainda atendimento psicossocial (CRAS); atendimentos, orientações (CREAS); emissão da Carteira do Idoso (Gerência do Idoso); oficinas para crianças (Ruanda); divulgação e a captação de famílias (Famílias Fortes); informações e busca ativa para novas adesões (Criança Feliz); além de apresentações culturais com as bandas de Pífano, Xaxado (CMCI) e a Banda Marcial (SCFV).

Em mais uma edição, o evento recebe o apoio intersetorial, através da Regularização Fundiária (Seplan); Cadastramento (Castramóvel); Distribuição de Mudas (Sesuma); Encaminhamentos para Causas Cíveis; Família e Fazenda Pública (Defensoria Pública). Também haverá parceiros, como Clubes de Mães, com apresentação dos trabalhos desenvolvidos e a inscrição para novos membros; cortes de cabelo (masculino), em mais uma parceria com a Barbearia Original, que funciona no bairro da Liberdade.

A Saúde também estará presente em mais uma oportunidade, através do Programa Consultório na Rua, com vacinação (covid-19, DT, Hepatites); Testes de Glicemia; Aferição de Pressão; Cadastro no Programa Saúde de Verdade, com orientações e a distribuição de preservativos e consultas médicas, enfermagem e agendamentos para citológicos (UBSF – Distrito 1).

4ª Edição

A cada edição, o evento alcança o seu principal objetivo, que é ajudar centenas de famílias que moram em bairros mais distantes, facilitando assim a vida de muitas pessoas que necessitam dos mais variados serviços, mas não dispõem de tempo e muitas vezes de dinheiro para pagar transporte. Esse, inclusive, tem sido um dos principais objetivos da Semas na Rua, a garantia de políticas públicas para quem mais precisa.

As três primeiras edições foram realizadas em janeiro deste ano, na Praça Joana D’arc (bairro de José Pinheiro); fevereiro (Feirinha do Jeremias), no bairro Jeremias, com 2.100 atendimentos nos dois locais. Na última edição, na Feira Central, foram realizados 1.350 atendimentos, totalizando 3.450 pessoas atendidas até o momento. E a proposta da Semas é ampliar o número de atendimentos ao longo deste ano.

Para o presidente da Fundação CDL, Jucileto Barbosa Leal, essa é uma parceria importante no que diz respeito a benefícios para a comunidade do Tambor. “Me chamou a atenção, nas redes sociais, a realização da Semas na Rua, pelo fato de gerar serviços para a comunidade. Assumi este ano a presidência da Fundação e, desde a pandemia, estávamos com quase todas as atividades paralisadas. Esta parceria com a Prefeitura, através da Semas, será inclusive uma forma de darmos um “start”, de retomarmos às atividades, já que a Fundação é um braço social da CDL e estamos em busca de novas parcerias”, disse o presidente.

“Em mais uma oportunidade estaremos levando serviços de qualidade e necessários para muitas pessoas. A cada edição temos esse compromisso, através do trabalho dos nossos colaboradores. Contamos também com as ofertas de serviços de outras Secretarias, como Saúde, Seplan, Sesuma e ainda com parcerias que têm levado autoestima, através de serviços estéticos. A Prefeitura, através da Semas, está no caminho certo, sempre, “disse o secretário da Semas, Valker Neves.