Semas participa da X Semana do bebê realizada pela Prefeitura de Campina Grande com várias ações voltadas à Primeira Infância

Os serviços da Secretaria de Assistência Social (Semas), que atuam com crianças na primeira infância, participaram no período de 20 a 23, da X Semana do Bebê, promovida pela Prefeitura de Campina Grande, e encabeçada pela Secretaria de Saúde, que este ano tem como tema: “Alimentação Saudável na Primeira Infância: Sabores e Afetos”, dando ênfase à importância da nutrição nos primeiros seis anos de vida. O evento é realizado nos municípios que concorrem ao Selo UNICEF, que reconhece e certifica as cidades que estabelecem políticas públicas eficientes para o bom desenvolvimento das crianças.

Na segunda, 20, a Semas por meio do Centro Dia que atua com crianças com microcefalia e as respectivas famílias, promoveu um “Passeio Natalino”, visitando pontos do “Natal Iluminado”, promovido pela Prefeitura. As famílias ainda saborearam lanches nutritivos e naturais, preparados pela equipe da Unidade. Na terça, 21, as crianças da Casa da Esperança 3, juntamente com crianças da Brinquedoteca (Secretaria de Educação), participaram de atividades recreativas e contação de histórias no Parque da Criança.

O programa Criança Feliz da Semas, apresentou e orientou os visitadores sobre a temática, reforçando a alimentação saudável na primeira infância, denominada “Afetos e Sabores”. Considerando principalmente, a escassez de alimentos e projetando o trabalho dentro da realidade individual de cada família.

“Em situações onde a mãe, por exemplo, oferecia muitos salgados industrializados e balas para as crianças, foram repassadas orientações sobre os males causados pelo excesso do sal e açúcar. Como já existe esses vínculos dos facilitadores com as famílias, fica mais fácil trabalhar a temática, para que seja implementada uma alimentação mais saudável”, afirmou a coordenadora do programa, Meruska Aguiar.

A Semana do Bebê é um evento que promove ações relacionadas ao cuidado, desde a gestação até a primeira infância, por meio de atividades voltadas ao desenvolvimento saudável e pleno. Para isso, são desenvolvidas ações intersetoriais, em que todas as secretarias se envolvem para dar a real importância à promoção da Primeira Infância.

De acordo com Magliana Leite, mobilizadora do Selo Unicef na Assistência Social, “são atividades que são elaboradas e pensadas pela comissão, formada por representantes das secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, com o propósito de promover políticas públicas e qualidade de vida para as crianças na primeira infância, garantindo um futuro mais saudável para elas”, destacou Magliana Leite.

Para o secretário Valker Neves, “mais do que uma prioridade, temos o dever de abraçar a primeira infância e trabalhar para garantir às crianças nessa faixa etária, com o que há de melhor em políticas públicas, especialmente no que se refere a uma alimentação de qualidade. Um compromisso assumido pela gestão do prefeito Bruno Cunha Lima”, pontuou Valker Neves.