Semas promove capacitação continuada para Técnicos das Unidades de Acolhimento Institucional

A Secretaria Municipal da Assitencia Social (Semas), por meio da Diretoria de Proteção Social Especial e Gerência da Criança e do Adolescente, promoveu uma capacitação continuada para as equipes técnicas e de apoio das Unidades de Acolhimento Institucional. O evento  foi realizada na última semana do mês de outubro, no Sine Municipal.

A capacitação continuada para os serviços de acolhimento institucional contou com a presença de representantes da Vara da Infância e Juventude, de técnicos das Casas da Esperança I e II e também da Casa de Passagem Infanto Juvenil.

Durante a capacitação foram abordados temas como Proteção Integrada, a partir do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), além de orientações e técnicas para o serviço de acolhimento. Já as orientações sobre prevenção de acidentes e primeiros socorros ficou por conta de equipes do Corpo de Bombeiros Militar. Foi realizada ainda uma palestra sobre Sexualidade na Adolescência.

A Secretaria de Assistência Social de Campina Grande (Semas) mantém três unidades de acolhimento institucional. A Casa da Esperança III, recém inaugurada pelo Prefeito Romero Rodrigues, atende crianças de 0 até 6 anos de idade; as Casas da Esperança I e II atendem meninos e meninas de idade entre 7 e 18 anos. Há ainda a Casa de Passagem Infanto Juvenil.

As unidades funcionam como morada provisória, até que essas crianças e adolescentes possam retornar ao convívio familiar, sejam encaminharas para famílias substitutas ou alcancem a sua autonomia. Todas as unidades são acompanhadas pela Vara da Infância e Juventude de Campina Grande e pelo Tribunal de Justiça da Paraíba.