SEMAS realiza trabalho permanente de atenção e apoio à população em situação de rua

A Secretaria da Assistência Social de Campina Grande vem desenvolvendo, diariamente, ações regulares de atendimento à população de rua e em situação de rua em Campina Grande. Segundo a Norma Operacional Básica – NOB/SUAS, “A proteção social de Assistência Social consiste no conjunto de ações, cuidados, atenções, benefícios e auxílios, ofertados pelo SUAS, para redução e prevenção do impacto das vicissitudes sociais, e naturais ao ciclo da vida, à dignidade humana e à família como núcleo básico de sustentação afetiva, biológica e relacional”.
A
SEMAS não só mantém um trabalho permanente de atenção e apoio, como também possui, em sua estrutura, equipamentos que asseguram o atendimento, acolhimento institucional e execução da Política de Assistência Social, com  programas e projetos, alguns específicos para essa população, tais como: Programa Ruanda, o Centro POP e a Unidade de Acolhimento Adulto Irmã Zuleide Porto.

No âmbito do programa RUANDA, em 2019,  foram feitos 152 atendimentos, a partir de buscas ativas realizadas, principalmente, nas ruas centrai.  No entanto, deste total, 78 crianças e adolescentes são persistentes no espaço da rua, apesar dos encaminhamentos realizados (atualização ou inclusão da família no Programa Bolsa Família; benefícios eventuais, como doação de cestas básicas, pagamento de aluguel social, auxílio a natalidade e funeral; emissão de documentos pessoais; encaminhamento ao Conselho Tutelar, CREAS, CRAS, Posto de Saúde, Escolas; entre outros).

Nos dois primeiros meses de 2020, a equipe do RUANDA realizou a abordagem a 105 pessoas, sendo 45 crianças, 46 adolescentes e 14 venezuelanos (adultos e crianças), que se recusaram a ser identificados. As crianças e os adolescentes, tão logo identificados, são encaminhados aos Conselhos Tutelares, de acordo com a região de moradia de cada uma, para os encaminhamentos necessários, conforme a situação específica de cada um.

Já o Centro POP realizou, em 2019, 124 atendimentos a pessoas de ambos os sexos, com idades a partir dos 18 anos, para as quais foram dados os mais diversos encaminhamentos na unidade, que atualmente funciona na rua Tavares Cavalcante, 39, Centro. O Centro POP oferece cinco refeições diárias, além de banho, lavanderia, oficinas ocupacionais e terapêuticas, palestras, reuniões, atendimento social, psicológico, jurídico, retirada de documentos e articulação com Conselho Tutelar, Ministério Público, SAMU, CAPS III, CAPS AD, Defensoria Pública, Casa da Cidadania, TRE, Consultório na Rua, SESUMA e outros.

A Unidade de Acolhimento Irmã Zuleide Porto, em 2019, recebeu 119 usuários que permaneceram o tempo necessário até que a situação pessoal de cada um fosse resolvida. Destes, cerca de 30 pessoas retornaram ao convívio familiar e os demais, por já estarem acostumados com a migração de município em município, tomaram destino ignorado. No período em que permanecem acolhidos, todos os usuários recebem cinco refeições diárias, encaminhamentos para a rede de saúde, para a retirada de documentos, são inseridos no Cadastro Único e em outros benefícios sociais e eventuais, bem como realizada a localização da família (quando este autoriza) e consequentemente a equipe busca realizar o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, objetivando a reintegração familiar.

Nos dois primeiros meses de 2020, a Unidade recebeu 50 pessoas para o acolhimento, as quais permaneceram o tempo necessário para o encaminhamento de suas situações ou pediram o desligamento, na medida em que entenderam que não mais necessitavam do acolhimento. “Isso que relatamos é apenas parte do trabalho desenvolvido, por uma equipe determinada da SEMAS, e que recebe todo o apoio, por parte do prefeito Romero Rodrigues, para minimizar a grande chaga social existente em todo o nosso país”, disse a titular da SEMAS, Eva Gouveia

COMPARTILHAR