Serviço da Prefeitura de Campina Grande cria senha personalizada para facilitar o acesso de mulheres a absorventes higiênicos distribuídos pelo governo federal

Medida foi necessária para evitar o extravio de senhas por parte de usuários acompanhados pelo Centro de Referência em Assistência Social, no distrito de Galante.

Centenas de mulheres, que são acompanhadas por vários serviços da Prefeitura de Campina Grande, muitas delas, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), estão sendo gradativamente cadastradas junto ao programa Dignidade Menstrual do governo federal para receber absorventes higiênicos gratuitos, através de 54 farmácias credenciadas no Município. Inicialmente, pela Semas, os Centros de Referência em Assistência Social (Cras), estão avançando nesse cadastramento.

O Cras Galante por exemplo, tem recebido um bom número de mulheres, que já estão tendo acesso ao benefício. O serviço também criou uma senha personalizada, para facilitar o processo. “Nós criamos um modelo de senha para todos os usuários, que consiste na utilização do primeiro nome da pessoa, com a primeira letra maiúscula e os três primeiros números do CPF, e isso tem facilitado bastante, já que, em casos de extravio de senha, nós temos como recuperar rapidamente. Até o momento, cadastramos 35 mulheres no programa.

Importante frisar que até o momento não tivemos dificuldades de acessar o benefício para as nossas usuárias, já que todas dispõem de um celular e documentos necessários com fotos, e como a maioria já recebe o Bolsa Família, fica bem mais fácil o cadastramento”, ressaltou a coordenadora da Unidade, Cione Nóbrega.

Além do Cras Galante, o cadastramento também pode ser realizado em todos os demais Cras espalhados e em vários bairros da cidade.

Centro Pop e Creas

O Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop), por sua vez, tem enfrentado algumas dificuldades para seguir com o processo, visto que essas mulheres não possuem cadastro junto ao Bolsa Família, não possuem, na maioria das vezes, documentos pessoais com foto, nem tão pouco, acesso à celulares ou computadores. Sendo assim, todo o acesso, tem que ser feito pela equipe técnica da unidade, junto aos usuários, a partir de alguns critérios repassados pela equipe da Secti.

Por outro lado, a procura nos Centros de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), ainda é pequena.

Capacitação

Com o objetivo de dirimir dúvidas e tentar agilizar os cadastros, as equipes de serviços ligados às Secretarias de Saúde e Semas, se reuniram em duas capacitações, junto com uma equipe da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secti), para encontrar uma solução, em especial, para as pessoas em situação de rua, cujo cadastro, está sendo considerado o entrave maior.

Os encontros foram realizados na última sexta-feira (02), no Teatro Rosil Cavalcante e nesta segunda-feira (05), no auditório do Sine Municipal. Participaram dos encontros, a secretária da Semas, Pâmela Vital, e demais coordenadores dos serviços.

Critérios para cadastramento

Para ter acesso ao benefício é necessário se enquadrar nos critérios exigidos e também fazer um cadastro no aplicativo Meu SUS Digital, que substituiu o ConecteSUS. No aplicativo, as pessoas beneficiadas podem emitir a “Autorização do Programa Dignidade Menstrual” para levar à farmácia credenciada, em formato digital, junto com um documento pessoal e é voltado para mulheres de 10 aos 49 anos de idade, cuja renda familiar mensal seja de até R$ 218,00. Para estudantes de instituições públicas de ensino, a renda salarial mensal por pessoa permitida vai até meio salário mínimo (R$ 706,00). E para as pessoas em situação de rua, não há limite de renda.

Em Campina Grande são 54 farmácias conveniadas ao programa. Basta acessar https://infoms.saude.gov.br/extensions/Rede_Conveniada_Aqui_Tem_Farmacia_Popular/Rede_Conveniada_Aqui_Tem_Farmacia_Popular.html