Sete de Setembro: Fanfarra ‘Treze de Julho’, da Prefeitura de Campina Grande, ultima preparativos para o desfile cívico na próxima quinta-feira

Neste ano, a banda prestará homenagem aos 40 anos d’O Maior São João do Mundo com a apresentação de músicas regionais e coreografias especiais.

Faltando três dias para o desfile cívico de 7 de Setembro, a banda Fanfarra ‘Treze de Julho’, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV – Bodocongó), está ultimando os preparativos para a celebração da data. Os ensaios, com instrumentos musicais e as coreografias, reúnem cerca de 40 adolescentes e são realizados duas vezes por semana na própria unidade do SCFV, nas ruas do Conjunto dos Professores e também na quadra da Estação Cidadania e Cultura, no bairro das Malvinas.

Uma das componentes da banda é Wendy Luna, 14 anos, que está na ‘Treze de Julho’ há apenas um mês e toca pratos. Essa é também a primeira vez que ela participa de um desfile de Sete de Setembro. Wendy disse que se identifica com o instrumento e já recebeu elogios do maestro. “Eu nem estava interessada, mas vi os meninos tocar e até minha mãe me incentivou. Hoje estou gostando e não vejo a hora de participar do desfile, só de pensar dá até um frio na barriga. Mas prometo dar o melhor de mim”, disse a garota.

Outro componente da banda é Samuel da Silva Claudino, 13 anos, que está na banda há três anos, tocando trompete. “É um instrumento difícil de aprender, porque precisa de muito ar. Mas hoje consigo tirar de letra. Se aprender a dominar o ar você toca qualquer música”, disse Samuel. Ele conta ainda que alguns colegas estão ensaiando desde o último mês de maio. “Tenho certeza que eles vão conseguir, pois estão ensaiando muito”, afirmou.

Há quatro anos à frente da banda, o maestro Moab Brito conta que tem sido um desafio treinar os músicos com instrumentos de sopro, a exemplo do trompete, trombonito, bombardino, trombone de pisto e de vara. No entanto, o maestro utilizou um processo de aprendizado mais rápido. “São instrumentos de sopro que o aluno leva de um até um ano e meio para que possa dominar bem e tocar uma música. Mas aqui conseguimos preparar esses garotos, no período de quatro a cinco meses”, ressaltou.

Moab Brito falou ainda sobre a novidade que estão preparando para homenagear os 40 anos d’O Maior São João do Mundo. “Estamos preparando essa homenagem com muito carinho, quando tocaremos duas músicas regionais. Além disso, traremos um repertório riquíssimo com música popular brasileira e o regional, que já é característico do trabalho realizado pela banda, destacou Brito.

Visita da Secretária

Na manhã desta segunda-feira, 04, um dos últimos ensaios da Banda foi prestigiado pela secretária municipal de Assistência Social, Pâmela Vital, que visitou as dependências do Cras Bodocongó para tratar de um projeto sobre a construção de uma quadra de esportes na unidade, que acontecerá em breve. Pâmela aproveitou para conhecer o trabalho, realizado no local, e parabenizou a coordenação pelas atividades com a banda.

“Viemos aqui para tratar desse projeto, graças à uma parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT), através do procurador Marcos Antônio Ferreira. E vim conhecer o espaço onde essa quadra de esportes será construída, em breve. Também aproveitei para ver o ensaio da banda Fanfarra ‘Treze de Julho’, com jovens talentosos e dedicados, lembrando que o próprio MPT já contribuiu com alguns instrumentos para a banda, anos atrás. Muito feliz em manter esse contato com os garotos e até conheci as músicas que serão apresentadas. Agora é torcer para que eles façam mais uma vez bonito em Sete de Setembro”, disse a secretária.