SETEMBRO AMARELO: Prefeitura de Campina Grande realiza palestra sobre Inteligência Emocional para colaboradores da Semas

Ação aconteceu na sede da Secretaria e teve como tema “O Sucesso e a Felicidade”

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Coordenação da Pessoa com Deficiência (PCD) da Secretaria de Assistência Social (Semas), realizou na manhã desta quarta-feira, 21, mais uma ação dentro da programação do Setembro Amarelo, desenvolvido pela Saúde Mental do Município. Dessa vez, os funcionários da Semas participaram de uma palestra, na sede da Secretaria, sobre Inteligência Emocional, com tema “O Sucesso e a Felicidade”, ministrada pela psicóloga Adriana Alves.

Adriana Alves, que integra a Coordenação da Pessoa com Deficiência (PCD), através do programa “Colo pra Mãe”, abordou questões fundamentais relacionadas às relações interpessoais, à exemplo do saber lidar com as perdas; dar o melhor de si no cotidiano e a importância em deixar uma marca diferente no mundo.

Setembro Amarelo – CRAS Aluízio Campos

Conforme a psicóloga, a proposta foi buscar o bem-estar dos servidores, tentando trabalhar questões pessoais e profissionais, baseadas na busca por sucesso e felicidade na vida. “A ideia é que parte da Secretaria possa vir a trabalhar essas ideias e desenvolver melhor a inteligência emocional de cada um, passando a serem pessoas melhores e mais felizes”, destacou.

Setembro Amarelo – Casa da Esperança III

A agroecóloga Emannuella Hayanna, funcionária da Semas, falou sobre a importância da palestra. “Momentos como esse nos auxiliam principalmente em relações interpessoais no trabalho, tendo em vista que convivemos diariamente com pessoas diferentes, em momentos diferentes. Então, eventos como esse nos ajudam a lidar melhor uns com os outros e evoluir”, disse.

O secretário Valker Neves também pontuou a relevância de tratar esse tema, no contexto do Setembro Amarelo. “Diante de tudo que temos trabalhado até aqui, sabemos que a Prefeitura se importa com cada pessoa e, as ações da campanha, têm destacado basicamente que a vida é mais importante que todas as coisas e que precisa ser valorizada acima de tudo”, pontuou o secretário.

Outras ações do Setembro Amarelo

Desde o início do mês várias unidades da Semas estão realizando ações em alusão à campanha Setembro Amarelo. No dia 12, o Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP), realizou ação articulada com o CAPS AD e CAPS III, ligados à Saúde Mental, para usuários, técnicos e educadores, com o tema “Saúde Mental e Prevenção ao Suicídio.

Nesse mesmo dia, o Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) – Mutirão, trabalhou a temática da campanha com o grupo Mulheres Virtuosas, durante roda de conversa. Dia 14 foi a vez do CRAS – Galante, que tratou sobre o tema “Setembro Amarelo e Valor da Vida” e também uma oficina, para complementar a explanação sobre o tema. No mesmo dia, a Casa da Esperança II também realizou uma ação em parceria com o Capsinho, com uma roda de conversa tratando sobre “O que você entende por Saúde Mental e Suicídio”, para funcionários e acolhidos.

No dia 15, O CRAS Mutirão novamente trabalhou a temática, dessa vez com o grupo de mulheres Jardim das Rosas, no Clube de Mães de Bodocongó. Nesse dia também foi realizado o 2º Encontrão do projeto Colo pra Mãe, com a presença de 80 mães que são acompanhadas pelo programa. Na ocasião, elas puderam compartilhar experiências, falar sobre o dia a dia, reforçando a autoestima e estimulando a empatia umas com as outras. A ação ocorreu no Centro Dia.

Em 19 de setembro foi a vez da Casa da Esperança I, que acolhe garotos de 7 aos 18 anos, realizar atividades sobre o Setembro Amarelo, reunindo acolhidos e funcionários. Já a Casa da Esperança III, dia 19, que atende crianças de 0 a 6 anos, também realizou ação com tema “Valorize a Vida, você não está sozinho”, com os funcionários e as crianças da Casa e o apoio de profissionais da Saúde Mental.

Por último, o CRAS Aluízio Campos trabalhou o tema do Setembro Amarelo, com um grupo de gestantes e senhoras atendidas na unidade.