SETEMBRO AMARELO: Prefeitura realiza atividades voltadas à campanha para usuários atendidos pela assistência social

Ações que incluem palestras e oficinas com a temática estão sendo desenvolvidas ao longo do mês, como forma de chamar a atenção para os cuidados com a saúde mental.

Atividades voltadas à temática da Campanha Setembro Amarelo, como forma de prevenção ao à saúde mental, estão acontecendo em unidades da Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria de Assistência Social (Semas), que está realizando palestras e oficinas para usuários dos serviços. As ações que ocorrem desde o início do mês, são parte da campanha idealizada pela Coordenação de Saúde Mental no Município, ampliada pelas demais Secretarias, e seguem até o final de setembro, direcionadas aos usuários dos serviços da Semas.

Nesta quarta-feira, 13, por exemplo, locais como a Casa de Acolhimento Irmã Zuleide Porto e Casas da Esperança 1 e 2 realizaram palestras, oficinas, além de momentos de recreação, como forma de abordar o tema. Outras palestras também aconteceram no início do mês, nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) São José da Mata e Palmeira, com o apoio da Coordenação LGBT, envolvendo psicólogos e outros profissionais que estarão trabalhando o tema com usuários das unidades.

Conforme o psicólogo Alexandre Brasil, que ministrou a palestra para 17 adolescentes das casas de acolhimento, ações como essa são muito importantes: “Nós trabalhamos de acordo com os maiores problemas de cada público, no caso das crianças e adolescentes acolhidas focamos em automutilação, crises de ansiedade e outros fatores que os afetam no dia a dia e que normalmente são geradores de suicídios. Quando trabalhamos essas questões presentes na vida deles fazemos uma escuta, porque muitas vezes essas pessoas não têm quem as escutem e as entendam”, disse o profissional.

Segundo Kátia Suzana, coordenadora do Cras Palmeira, a ação, na tarde desta quarta, alcançou 50 mulheres dos grupos de convivência da Unidade. “Esse é um tema bastante importante, pois sabemos que cada vez mais precisamos falar sobre suicídio, pois quanto mais falarmos, debatermos, mostrando os sintomas e como prevenir, é super positivo. No caso das nossas mães, por exemplo, tendo acesso a informação, elas podem observar melhor seus filhos, netos, sobrinhos e amenizar a dor de quem precisa, sabendo onde buscar ajuda”, disse a coordenadora.

Outras ações

Outras unidades da Semas, como o Sistema Nacional de Emprego (Sine) e o Centro de Referência em Assistência Social (Cras) – Bodocongó, também estarão realizando diversas atividades ao longo de todo o mês, a fim de contribuir com a Campanha e ampliar o acesso da população às várias formas de prevenção e cuidados com a saúde mental.