Silêncio é Cumplicidade: Prefeitura de Campina Grande lança campanha sobre importância em denunciar violência contra idosos

Ação, que acontecerá no Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa, será realizada no centro da cidade com apresentações culturais e a distribuição de material informativo.

“Silêncio é Cumplicidade”. Este é o tema da campanha do Idoso, realizada pela Prefeitura de Campina Grande, por meio da Gerência da Pessoa Idosa da Secretaria de Assistência Social (Semas), que será lançada na próxima quinta-feira, 15, data em que é celebrado o Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa. Neste mês, várias ações já foram realizadas pelo serviço, com o objetivo de chamar a atenção para esta causa e orientar a população sobre a importância em denunciar maus tratos contra os idosos.

Essas ações envolveram palestras educativas sobre o tema, realizadas no Centro Municipal de Convivência do Idoso (CMCI), e também nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) – Liberdade e Borborema, com rodas de conversa e a entrega do material da campanha. A Gerência do Idoso está concluindo os preparativos para o lançamento da campanha nesta quinta-feira, a partir das 8h30, no Calçadão da Cardoso Vieira, com a presença de autoridades e apresentações culturais com grupos da Semas da Secretaria de Cultura (Secult).

Também estarão presentes alunos da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), ligados ao Pet Saúde, projeto de extensão da instituição que tem à frente, coordenadores, tutores, preceptores e graduandos de diversos cursos e também profissionais da Secretaria Municipal de Saúde. As equipes atuarão na campanha com o tema “ Gestão e Assistência – Rede de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa”. A equipe distribuirá o Guia Informativo – Rede de Atenção e Proteção à Pessoa Idosa.

De acordo com Rosemary Guimarães, gerente da Pessoa Idosa da Semas, o tema deste ano, “Silêncio é Cumplicidade”, enfatiza um gesto que precisa ser deixado de lado, porque o silêncio contribui para o aumento dos vários tipos de violência contra esse público. Isso ocorre porque, na maioria das vezes, as ocorrências não chegam ao conhecimento das autoridades.

“Essa é uma campanha permanente, que acontece durante todo o ano, em vários serviços da Semas, quando o tema é enfatizado, através dos Cras, grupos de convivência, escolas e Instituições de Longa Permanência (ILP), que atuam em nosso município. Esperamos que, ao término desse momento pontual, a sociedade civil atente para o verdadeiro papel dela, que é contribuir também para que os direitos do público mais vulnerável, a exemplo dos idosos, possam ser respeitados”, disse Rosemary Guimarães.

Segundo a gerente da Pessoa Idosa, é preciso enfatizar que essa é uma realidade em nosso município e temos a necessidade de criar uma consciência coletiva, onde a família, sociedade e o Estado possam intervir através das denúncias que podem ser feitas pelo Disque 100 ou 123. “Essas denúncias também podem ser feitas através do nosso serviço, que funciona na sede da Semas, na rua Agrimensor José de Brito, 187, bairro do Alto Branco”, explicou.