SILÊNCIO É CUMPLICIDADE: Serviços da Prefeitura realizam ações para alertar a população sobre a importância de denunciar a violência contra a pessoa idosa

Atividades da Semas foram iniciadas na última semana e prosseguem até o final do mês, em alusão ao último 15 de junho, Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa.

No último dia 15 de junho, foi celebrado o Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa, oportunidade em que a Prefeitura de Campina Grande, por meio Gerência da Pessoa Idosa, da Secretaria de Assistência Social (Semas), lançou oficialmente a campanha deste ano, que tem como tema: “Silêncio é Cumplicidade”. E como forma de reforçar e sensibilizar a população sobre esses cuidados, vários serviços da Semas estão desde o início do mês realizando atividades, que reúnem rodas de conversa, palestras e distribuição de panfletos informativos.

O Centro de Referência em Assistência Social (Cras) – Palmeira, resolveu abordar o tema de forma descontraída, com aula de zumba, e a participação do grupo “Juventude Acumulada”. Durante a ação realizada em frente ao prédio da unidade, em 15 de junho, também foram repassadas orientações sobre a importância em denunciar todo tipo de violação contra os direitos da pessoa idosa. Ao final, foi realizado um quadrilhão e servido um lanche aos presentes.

No último dia 16, foi a vez do Cras Galante com o apoio do Cras Aluisio Campos, com a presença da gerente da Pessoa Idosa, Rosemary Guimarães, realizar ação alusiva à campanha, com adesivagem no espaço das festas juninas (centro), e nas residências, com a entrega de panfletos e orientações para a população. No último dia 20, o tema da violência contra o idoso, também foi abordado durante encontro do grupo ‘Mulheres Guerreiras”, no Cras Pedregal. Dia 21, o Cras Malvinas realizou panfletagem na Estação Cidadania e Cultura, no bairro das Malvinas, com a participação de idosos, atendidos pelo serviço.

Ações semelhantes foram realizadas pelo Cras Bodocongó, durante esta semana, no Clube de Mães do bairro; encontros com abordagem do tema na Associação de Moradores do Severino Cabral; e na Escola Municipal Cícero Virgínio. Uma palestra também foi realizada na Escola Estadual Cidadã Integral Severino Cabral, no mesmo bairro, com tema “O mundo é um moinho” (Cartola), seguido de uma reflexão sobre o contexto da música. Todos os encontros contaram com a participação de grupos de idosos.

“Destacamos que no decorrer dessas atividades, temos a oportunidade de alertar para essas situações de violência, de divulgar os números para denúncias (Disque 100 e 197); e apresentar para as pessoas idosas o sistema de garantia de direitos, fazendo com que elas se apropriem, enquanto sujeito de direito, para que denúncias possam acontecer. Lembro também, que essa é uma campanha permanente, e que é intensificada durante todo esse mês de junho”, salientou Rosemary Guimarães, gerente da Pessoa Idosa.

Ações programadas

Na segunda-feira (26), às 09h, a equipe do Cras de São José de Mata, estará realizado um pit stop no distrito e também no dia 29, às 14h, está prevista uma roda de conversa sobre vários temas inerentes à campanha ‘Silêncio é Cumplicidade’, com o grupo ‘Mulheres Preciosas’, na unidade.