Sine Municipal inicia programação especial em alusão a Semana da Mulher, na próxima segunda-feira

O evento faz parte da programação municipal de atividades do Mês da Mulher, extensão do Dia da Mulher, celebrado no dia 8 de março. Ainda faz parte da campanha Março Lilás e contempla poder público, privado e trabalhadores em geral, em torno das temáticas do mês da mulher.

A partir da próxima segunda-feira, 6, a Prefeitura de Campina Grande, por meio do Sine Municipal, oferece atividades gratuitas sobre empoderamento e empreendedorismo feminino. O objetivo é preparar e fortalecer mulheres que procuram emprego ou já estão inclusas no mercado de trabalho, principalmente no mês dedicado às mulheres.

No Sine Municipal, os participantes podem aproveitar a palestra “AutoconheSER: a beleza da mulher que existe em VOCÊ”, ministrada pela empresária Naédja Morais – Consultora de Imagem & Estilo Pessoal, Personal Stylist com Formação Internacional. Enquanto isso, profissionais da Secretaria Municipal da Saúde oferecem orientações de saúde e bem-estar, testes glicêmicos, aferição de pressão arterial, vacina contra o HPV, entre outras ações.

Seguindo a programação, na quarta-feira, 8, as colaboradoras do órgão e as trabalhadoras vão mexer o corpo junto a equipe do studio fight em parceria com Fly Dance. Uma aula de dança baseada em movimentos fáceis, ao som de vários ritmos que ajudam na perda de peso, tratamento de ansiedade, depressão entre vários outros benefícios.

Semana da Mulher

A coordenadora do Sine Municipal, Soraya Brasileiro, destacou a importância de apoiar a entrada e permanência das mulheres no mercado de trabalho. “Com o passar do tempo e mais uma série de transformações na sociedade, algumas prioridades se adaptaram para as mulheres. Antes, éramos limitadas a apenas constituir uma família e ser mães, hoje firmar-se profissionalmente e financeiramente também está entre nossos planos. No Sine Municipal estamos de portas abertas todos os meses do ano para recebê-las com os direitos e considerações que as mulheres merecem”.

Soraya ainda considera que: “toda ação que corrobora com a participação das mulheres no ambiente laboral é muito importante para a manutenção dos avanços sociais que as mulheres conquistaram com o passar dos anos”, completou.

De acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em dez anos, a participação feminina no mercado de trabalho brasileiro deve crescer mais do que a masculina. Isso quer dizer que até 2030, 64,3% das mulheres consideradas em idade ativa, dos 17 aos 70 anos, estarão empregadas ou buscando trabalho.

Março Lilás

O mês de março marca um período de atenção especial à saúde da mulher. A campanha Março Lilás tem como objetivo, conscientizar a população sobre a prevenção e combate ao câncer de colo uterino. Este é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

É causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV). A importância da conscientização sobre este tipo de câncer, é que na grande maioria das vezes ele pode ser evitado. A principal forma de prevenção, é a vacina contra o HPV, podendo prevenir 70% dos cânceres de colo do útero e outras enfermidades. Outra forma de prevenção está relacionada ao uso de preservativos durante a relação sexual.

Além disso, o exame preventivo (conhecido como Papanicolau), deve ser feito periodicamente por todas as mulheres após o início da vida sexual, pois é capaz de detectar alterações pré-cancerígenas precoces, que se tratadas, são curadas na quase totalidade dos casos, não evoluindo para o câncer.

Programação:

Dia 6 – Segunda-feira
11h – Palestra – AutoconheSER: a beleza da mulher que existe em VOCÊ”, com Naédja Morais

Dia 8 – Quarta-feira
8h – Fight dance, com Fly Dance

As ações ocorrem presencialmente na unidade do Sine Municipal, localizado na Rua Santa Clara, s\n, centro, ao lado do terminal de integração de passageiros. Mais informações podem ser obtidas pelo instagram oficial: @sinemunicipalcg ou pelo telefone: 3343-1486.