SUPERAÇÃO: Quadro realizado pela Prefeitura mostra resultados de famílias inteiras que tiveram as vidas transformadas para melhor

Depoimentos com detalhes sobre a vida de usuários dos serviços da Semas podem ser acompanhados, todas as semanas, pelas redes sociais.

Com o objetivo de mostrar os resultados de trabalhos realizados pela Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria de Assistência Social (Semas), a assessoria de comunicação da pasta retomou o quadro “Exemplos de Superação”, no Instagram @semascg. Lá estão apresentados serviços oferecidos pela Semas, especialmente os que executam ações voltadas para as famílias e envolvendo crianças, adultos e idosos. A série mostra as transformações na vida de cada um dos usuários.

A ideia é mostrar, com mais detalhes, o resultado alcançado através do trabalho realizado pelas equipes de profissionais que atuam em serviços como os da Coordenação PCD; Famílias Fortes; Criança Feliz; Centro Pop; Casa de Acolhimento Irmã Zuleide Porto; Centros de Referência em Assistência Social (Cras), no total de 11 unidades e os Centros Especializados em Assistência Social (Creas), que atuam com 3 unidades, entre outros. Juntos, os Cras e Creas realizam diversos serviços, numa agenda diária.

O quadro “Exemplos de Superação” foi retomado no último mês de março, contando a história de superação da psicóloga Andresa Conceição, 34 anos, que por um período de oito anos, após o fim de um relacionamento, passou a ser dependente química. A situação, no entanto, se agravou após a morte da mãe e de um irmão, há cerca de dois anos. A psicóloga foi acolhida na Casa de Acolhimento Irmã Zuleide Porto, que funciona no bairro da Prata. No local, ela conseguiu se livrar das drogas e retomou sua vida profissional, acompanhando idosos em uma casa de repouso da cidade.

Também foi resgatada a história de vida de João Victor, atualmente com 19 anos, que foi acolhido aos 7 anos na Casa da Esperança (que atende jovens dos 7 aos 18 anos, incompletos). Ele foi para a Casa da *Esperança* após perder a mãe, em decorrência de um câncer. Com essa perda, o pai de João constituiu nova família e, segundo o jovem relata, após o novo casamento o pai deixou de dar atenção para ele e os irmãos (Deborah e Esdras, com 18 e 21 anos).

Em 2021, João Victor deixou a Casa da Esperança e hoje mora em um apartamento, onde o aluguel é pago com o seu próprio salário. Quando estava na unidade, o jovem aprendeu a cortar cabelos e se tornou professor dessa área após participar de oficinas que são oferecidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), no bairro de Bodocongó. Além de se tornar um profissional nessa área, recentemente João enfrentou um novo desafio. Ele vai atuar na função de auxiliar de almoxarifado, no Restaurante Prato do Povo, no Distrito Industrial, que será inaugurado em breve, pela Prefeitura.

“Uma das grandes alegrias que eu tenho desfrutado, nesse período na Semas, é exatamente ver os casos de pessoas que saíram de circunstâncias adversas, de contextos delicados e hoje conseguiram superar, estão ganhando o seu pão de cada dia, de maneira digna, honesta, nos mais variados setores. Então enxergar, desfrutar, e perceber esses casos de superação é entender que nós estamos no caminho certo. Convidamos, inclusive, todos a acompanharem esses resultados através das nossas redes sociais, que sempre mostram novidades. Um trabalho conjunto e quem ganha, claro, é quem mais precisa”, disse o secretário da Semas, Valker Neves.