Terceira Conferência Regional da Pessoa com Deficiência é encerrada em Campina Grande

Evento promoveu a discussão de propostas de melhorias na política pública para este público.

Campina Grande, sediou nesta quinta e sexta-feira, a 3ª Conferência Regional da Pessoa com Deficiência. Realizado na Associação de Pais e Amigos do Excepcionais (Apae), no bairro do Catolé, o evento, teve como objetivo principal promover a discussão de propostas de melhorias na política de direitos para este público.

Participaram do evento representantes de 50 municípios paraibanos, para tratar sobre o tema: ‘Cenário atual e futuro na implementação dos direitos da Pessoa com Deficiência: construindo um Brasil mais inclusivo’. Nesta sexta, as discussões foram sobre a leitura e aprovação do regimento interno da Conferência, além de eixos temáticos, em grupos, para implementação de tratativas como: ‘participação das pessoas com deficiência’; ‘avaliação biopsicossocial unificada’; ‘financiamento da promoção de direitos’; ‘cidadania e acessibilidade’, e ‘desafios para a comunicação universal’.

Ainda nesta sexta, as principais sugestões dos grupos, por eixos, foram elencadas para futuras discussões em conferências de níveis estadual e nacional. Também foram eleitos os delegados, membros da sociedade civil e governamental, para representação da discussão regional também em conferências de maiores proporções, onde estarão reunidos representantes de diversos municípios, e diferentes estados, para tratar sobre melhorias na política pública para pessoas com deficiência.

Conforme Edna Silva, presidente do CMDDPD, essa ação surge como um divisor de águas no município. “Para a gente é muito importante estarmos sediando uma conferência regional desta proporção, escolhendo delegados para nos representar nas conferências estadual e nacional. Também é muito importante todo o apoio que tivemos da Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, que a todo momento nos ajudou em questões de logística e organização, juntos temos feito história no município”, finalizou a presidente.

Perilo Lucena, juiz da Vara da Infância e Juventude de Campina Grande, esteve participando do evento e falou que esse momento é muito oportuno para a região. “É com muita felicidade que o município exerce esse protagonismo e esse cuidado na proteção e direitos da Pessoa com Deficiência, para que todas as pessoas definam mudanças e vejam o que ainda precisa melhorar nesta conjuntura, junto aos órgãos públicos, para revermos direitos que devem ser vivenciados”, pontuou o juiz.

Abertura do evento

A Conferência foi aberta na tarde desta quinta-feira (05), com uma palestra sobre o tema central do evento, por meio de Suzi Belarmino, presidente do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência, além de apresentação cultural promovida pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais.