TODOS JUNTOS PELA AMAMENTAÇÃO: Prefeitura de Campina Grande realiza a XII Semana do Bebê na próxima segunda-feira com vasta programação

Com o tema voltado à importância da amamentação, evento contará com atividades, palestras e oficinas através da Semas e demais Secretarias.

A Prefeitura de Campina Grande dará início a XII Semana do Bebê, realizada através da Gerência da Criança e do Adolescente, da Secretaria de Assistência Social (Semas), e Secretarias de Educação (Seduc) e Saúde. O evento, que este ano tem como tema ‘Todos Juntos pela Amamentação’, será aberto na próxima segunda-feira (28), às 15h, no Teatro Municipal Severino Cabral e segue até a sexta-feira, 01 de setembro.

A Semana do Bebê acontece em parceria com o Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDDCA) de Campina Grande. Entre as atividades programadas para este ano estão palestras e oficinas didáticas, de forma intersetorial, junto às demais secretarias municipais, como forma de alcançar a população dos diversos territórios do Município.

Conforme Geuma Marques, mobilizadora do Selo Unicef e conselheira de direitos do CMDDCA, essa ação vem para reafirmar que o leite materno é importante para as famílias e a comunidade. “Precisamos que todos façam parte desse movimento em prol do direito de amamentar. Assim poderemos garantir os direitos de nossas crianças para que tenham vida em plenitude e investimento, para que elas se desenvolvam com dignidade e harmonia,” contou.

Conforme Rouseane Andrade, Gerente da Criança e Adolescente, da Semas, e mobilizadora do Selo Unicef, as ações intersetoriais, acontecerão de forma articulada, mobilizando toda a sociedade. “Focamos na promoção de direitos das crianças e mães que amamentam, dialogando sobre a importância da amamentação e alimentação saudável na Primeira Infância, que vai de 0 a 6 anos de idade. As ações darão ênfase ao empoderamento dessas mulheres e famílias, para garantia e promoção de direitos,” afirmou.

Abertura e programação

Na segunda-feira (28), a abertura do evento contará com a palestrante Socorro Estrela, enfermeira neonatal e consultora na amamentação, que abordará sobre a ‘Importância da Amamentação na Primeira Infância’. Também será realizada uma homenagem à Madrinha da Semana do Bebê, a primeira-dama Juliana Figueiredo Cunha Lima, e à mulher que doou a maior quantidade de leite para a Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea).

No decorrer da Semana do Bebê, diversas atividades estarão acontecendo através das secretarias municipais, em diferentes locais, como parques, creches e berçários públicos, na Maternidade Elpídio de Almeida, Centros de Referência em Assistência Social (Cras), Unidades Básicas de Saúde UBSF’s e outros espaços ligados à Prefeitura. A programação de cada secretaria poderá ser conhecida posteriormente, através das redes sociais de cada pasta.