TRABALHO INFANTIL: Prefeitura realiza pit stop e adesivagem no Parque do Povo para alertar a população sobre ocorrências neste período do ano

Iniciativa faz parte da 8ª Ação Intersetorial, aliada com órgãos e instituições sociais, para coibir a exploração do trabalho infantil durante o São João de Campina Grande.

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Gerência da Criança e do Adolescente (GCA) e do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), realizou um pit stop para orientar a população sobre o combate ao trabalho infantil durante o Maior São Joao do Mundo. A ação aconteceu no Parque do Povo, na manhã desta segunda-feira (12), Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil e contou com apoio da Secretaria de Educação (Seduc), e da Rede de Proteção à Criança e Adolescente (Redeca).

O pit stop foi realizado nos semáforos em frente ao Parque do Povo, na avenida Floriano Peixoto e rua Lino Gomes da Silva, com a entrega de panfletos aos motoristas e orientações sobre a campanha, além da exposição de cartazes, na faixa de pedestres.

Rouseane Andrade, gerente da Criança e do Adolescente (Semas), disse que as atividades ocorrerão também em outros momentos deste período junino. Ela destacou que esse tipo de ação já é realizada, durante todo o ano, em um trabalho contínuo, havendo a necessidade de reforço durante o São João.

“Entendemos que a criança não deve estar ocupando o espaço do adulto, para estar garantindo o sustento das famílias em semáforos ou sendo usada na prática da exploração sexual ou atuando na venda de entorpecentes. Essa campanha precisa da participação da sociedade civil organizada, para fazer as denúncias e dar voz a essas crianças, que muitas vezes, não têm a quem recorrer”, disse Rouseane.

Lana Menezes, conselheira tutelar, falou sobre a importância da conscientização quanto ao trabalho que está sendo realizado pela campanha. “As pessoas podem nos ajudar de várias formas: não contratando crianças ou comprando o que elas oferecem. Mas, principalmente, denunciando esses casos. Basta ligar para o Disque 100 ou 123, que aqui na Paraíba também é um acesso, para garantir os direitos desse público”, ressaltou.