XI SEMANA DO BEBÊ: Prefeitura promove tarde de recreação para crianças assistidas na Casa da Esperança III

Crianças assistidas na Casa da Esperança III participaram, na tarde desta segunda-feira, 19, de uma série de atividades recreativas, promovidas pela Prefeitura de Campina Grande, para marcar a abertura da Semana do Bebê. A programação será realizada em diversos locais, até o próximo domingo, 25, numa parceria das Secretarias de Saúde, de Educação e de Assistência Social, do Município.

Organizadas pela Secretaria de Educação, por meio da Biblioteca Municipal, as atividades deste primeiro dia incluíram vivências lúdicas, com as crianças; e rodadas de conversas com a equipe de educadoras sociais da Casa. De acordo com Socorro Siqueira, secretária executiva de Educação do município e articuladora do Selo Unicef, em Campina Grande, é importante que em ações como essa também seja dada atenção às equipes que trabalham com crianças na Primeira Infância.

“Mesmo considerando que as ações são voltadas para a Primeira Infância, é importante cuidar de quem cuida, já que as educadoras precisam estar preparadas para atuar de maneira eficiente durante o desenvolvimento integral das crianças”, afirmou a secretária.

Já Rouseane Andrade, coordenadora da Casa da Esperança III, destacou a importância dessa ação, no sentido de garantir os direitos das crianças acolhidas. “Uma iniciativa primordial, principalmente, no que diz respeito ao direito de convivência comunitária, autonomia preservada, partilhar da contação de histórias e vivências experimentadas, dentro do espaço educacional”, destacou.

Além de participar das atividades lúdicas, as crianças receberam kits contendo material de higiene pessoal e livros. A tarde também foi marcada com várias brincadeiras, escolhidas de acordo com a faixa etária das crianças. Enquanto os bebês de até um ano participaram de um momento de estimulação, as crianças até seis anos, realizaram pinturas criativas e participaram de um lanche.

Ainda na tarde desta segunda-feira, outra ação importante foi realizada no Cras Palmeira, com a participação de gestantes, que são acompanhadas pelo programa Criança Feliz. As futuras mamães participaram de uma oficina para confecção de lembrancinhas, que serão entregues, em breve, para as mamães que saírem da maternidade.

O objetivo da Semana do Bebê é reforçar a importância de políticas públicas que promovam os cuidados integrais com a saúde, educação e proteção das crianças, durante a Primeira Infância. A abertura das atividades também foi acompanhada pela mobilizadora do Selo Unicef, pela Semas, Thaís Lima.