XII Semana do Bebê: Prefeitura de Campina Grande homenageia primeira criança nascida durante campanha pela amamentação no Município

Ação faz parte do título de ‘Bebê Cidadão’, evento que homenageia o primeiro bebê nascido em hospital parceiro da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC).

A Prefeitura de Campina Grande homenageou Talita dos Santos Diniz, primeira criança nascida na XII Semana do Bebê. A ação faz parte do evento ‘Bebê Cidadão’, criado pela Prefeitura para celebrar o nascimento de mais uma criança no Município, através da entrega de itens para o enxoval, neste ano, pelas Secretarias de Assistência Social (Semas) e de Saúde (SMS), além da Clipsi Hospital Geral, onde a bebê nasceu e foi homenageada durante solenidade na manhã desta sexta-feira (01).

Talita Diniz nasceu às 8h23 da última quarta-feira (30), no terceiro dia da XII Semana do Bebê, aberta na segunda-feira (28) e que será encerrada nesta sexta-feira, 01. Na oportunidade, a mãe da bebê, Elaine Diniz, que trabalha como atendente, o pai, Alex Pereira, autônomo, e a filha mais velha do casal, Sofia Diniz, de 11 anos de idade, receberam homenagens com apresentações musicais, com um grupo do Instituto dos Cegos, além de discursos de representantes de serviços da Prefeitura e do Hospital.

O momento principal do evento foi a entrega de certificado para a ‘Bebê Cidadã’ e os presentes para o enxoval. Para a mãe, Elaine Diniz, esse momento foi muito importante. “Foi tudo perfeito, Talita já nasceu privilegiada em ser a bebê cidadã, nós fomos pegos de surpresa porque não esperávamos por isso. O material que recebemos aqui vai nos ajudar por muitos meses, e somos muito gratos pela homenagem que tivemos, onde todos reservaram um tempo para estar comemorando a vida dela conosco”, disse a mulher.

“Nós entregamos kits de higiene, mantinhas, material para banho, tudo que é importante para esses primeiros dias de cuidado. Quanto à homenagem, podemos dizer que é uma forma que a Prefeitura encontra de juntar todos do hospital parceiro, das secretarias envolvidas e da comunidade para valorizar a vida, em meio a semana que discutimos o quanto o cuidado com as crianças é importante através do aleitamento familiar,” disse Rouseane Andrade, Gerente da Criança e Adolescente (Semas), e mobilizadora do Selo do Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Geuma Marques, mobilizadora do Selo Unicef e membro do Conselho de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDCA), falou sobre a importância do gesto. “Esse título vem para reforçar que as crianças merecem vida em abundância, de forma a conscientizar a população. Essa ação é transversal a todas as políticas públicas de Campina Grande, por isso precisamos que todos entendam a importância de cuidar da Primeira Infância para termos um futuro melhor e mudar a história de cada um,” pontuou

XII Semana do Bebê

A XII Semana do Bebê acontece de forma intersetorial, envolvendo várias secretarias da Prefeitura como Secretarias de Educação (Seduc); de Saúde (SMS); de Cultura (Secult); de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), em parceria com o Unicef e o CMDDCA de Campina Grande, desenvolvendo atividades ao longo da semana. No evento desta sexta, na Clipsi, estiveram presentes as vereadoras Carol Gomes e Fabiana Gomes, além da secretária executiva de Educação e articuladora do Selo Unicef no município, Socorro Siqueira, a Diretora de Proteção Especial de Média e Alta Complexidade, Ana Cleide Rotondano (Semas) e o diretor geral da Clipsi, José Marcos de Lima.